sexta-feira, 28 de março de 2008

Renovação da CNH - Prova do Detran

Hoje fui fazer a prova para renovação da CNH no Detran, mas antes de falar sobre a prova vou contar aqui como foi a experiência...
Fui ao Detran na terça-feira com os documentos exigidos que estavam listados no site, lá me disseram que eu tinha que fazer a tal prova, eu já desconfiava e preferi ir pessoalmente entender como funcionava, paguei a taxa de tranferência da CNH, praticamente R$ 80,00 e fui agendar a prova, escolhi hoje para ter tempo de estudar um pouco, tive que perguntar se o conteúdo estava no site.
Baixei as apostilas, Direção Defensiva e Primeiros Socorros, estudar estava difícil, como eram muitas páginas não quis imprimir e li aqui no monitor, chato, muito chato, porém simples, comecei a estranhar e pensar como seria a tal prova.
Fui até o Google e busquei por "prova do Detran" e lá vi que tinha como fazer um simulado online na página oficial, fiz e refiz muuuuuitas vezes, praticamente decorei as perguntas e respostas, ao ponto de não errar nenhum dos testes, as perguntas até eram trocadas, mas no máximo 2 ou 3, o restante a mesma coisa sempre.
Cheguei em cima da hora no Detran, tinha bastante gente lá, o cara na porta me pediu a habilitação para eu poder entrar, olhou bem a foto e olhou bem para mim, me indicou o local exato para sentar. Depois de dadas as instruções comecei a prova, idêntica, perguntas e alternativas, terminei em 15 minutos, enrolei até alguém entregar para não ser a primeira e fui embora.
O resultado sairá na segunda-feira, acredito que serei aprovada.
Estou incomodada com a situação, por dua coisas, uma é o valor cobrado para fazer o tal curso presencial, algo em torno de R$ 80,00 e também pelo seguinte, para mim foi simples porque tenho acesso a internet e pude treinar nos simulados, mas e quem não tem?? Como é para a maioria das pessoas, como os mais velhos, os sem acesso, os sem grana, os desinformados???
Assim caminha a nossa sociedade, negando informação e sugando dinheiro por todos os lados.
Lamentável.
Sem falar no despachante que consultei antes de correr atrás sozinha que queria me cobrar R$ 340,00 para renovar e transferir minha carta para São Paulo, sem ter que fazer a prova disse ele como grande vantagem. O exame médico já tinha me custado quase R$ 50,00, talvez lá no Detran tivesse sido de graça...
Mesmo com informação posso ter levado prejuízo.

5 comentários:

Catita disse...

É fogo mesmo! Eu levei uns 3 meses para me acertar com a apostila, treinar os simulados e fazer todas as burocracias. No final pensei se não era mais barato pagar um despachante, mas 340 pilas???????? Nem pensar!

Anônimo disse...

Eu fiz sexta-feira também a prova e foi totalmente diferente dos simulados da internet. Perguntaram mais sobre legislação de trânsito do que outras coisas. Nem lí as apostilas pois achei muito extensas e cheias de blá,blá,blá...Não perguntaram quase nada do que tinha lá, depois que eu ví...
Acabei de pegar o resultado. Aprovado!

Iara Alencar disse...

Mas como assim??

eu nao sabia desse negocio de teste online, pra mim era aquela tradicional propva la n detran mesmo.

se bem que nunca fiz ne.

Anônimo disse...

tenho q fazer a prova e to com preguiça disso tudo...vou pagar o despachante, quer cobrar $170..será que é confiàvel???

Anônimo disse...

Gostaria de saber se você ficou com a sua prova? ou ela estava junta com o gabarito. Eu fiz a prova e não era nada do que o simulado que está no site. Me responda no email: nicabardelli@gmail.com por favor.