segunda-feira, 7 de julho de 2008

Não sobre o Amor

Ontem fui ao teatro e foi muito bom!
Adoro teatro, mas não vou tanto quanto eu deveria.

Assisti a peça "Não sobre o amor", tudo se desenvolve por narrações das cartas trocadas, um cenário incrível que permite a interação de recursos de luz e vídeo, atores ótimos, texto impressionante... Como não me sinto a vontade para escrever sobre a peça, vou citar um trecho do texto do site Vitruvius (vale a pena ir lá ler para entender do que se trata a peça!) :

"O título da peça vem de um pedido feito por Elsa a Shklovsky, para que ele não falasse de amor nas cartas. 'A partir disso, tudo passa a soar amoroso' analisa Hirsch, frisando que em nenhum momento fica claro se houve mesmo um relacionamento entre os escritores. 'Há uma fronteira leve entre metáfora e realidade. Não se sai com uma história fechada na cabeça, é uma obra aberta, mais ligada ao sensorial', completa o diretor, assumidamente influenciado pela literatura russa em sua obra. Segundo já afirmou, Hirsch deseja fazer um teatro que acione a memória do espectador.
"

Ativa mesmo a memória, as sensações que já tivemos no passado... E sem falar de amor e só no amor que pensamos e suspiramos.

Russos, clima frio, sentimentos fortes.

Quando, na peça, o personagem fica indignado ao ouvir que ele precisa ser leve, amar com leveza, lembrei de um amigo que sempre dizia sobre o amor ser natural. Demorei muito tempo para digerir isso e as vezes me questiono... E a intensidade e o ardor? Isso só faz parte da paixão? Não amamos assim com furor? Nem por alguns momentos?

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi querida, eu nunca fui a um teatro, logo em Palmas so tem um teatro e quando vem uma peça teatral é muito caro pra se ver. Esse é um privilégio só para cidades grandes.

Iara Alencar disse...

Ei moça.